O que são hidrovias?

Hidrovia é o nome dado ao sistema de transportes que utiliza rios navegáveis como vias, tais vias são frequentemente utilizadas para a infraestrutura, logística e transporte de grandes volumes a longas distâncias.

 

Além disso, as hidrovias são um meio de transporte extremamente útil e vantajoso, uma vez que, é um meio de transporte mais barato que as rodovias e ferrovias.

 

O nosso país, possui um excelente potencial na área de transporte hidroviário, no entanto as hidrovias são pouco utilizadas, devido aos valores cobrados para cada tonelada no embarque e no desembarque das mercadorias. Este valor encarece o transporte em cerca de 5 vezes mais em relação aos valores praticados nos países desenvolvidos.

 

Outro ponto que impede que as hidrovias sejam mais exploradas no Brasil, é o fato de estarmos em uma crise hídrica, o que por consequência, faz com que as hidrovias que já existem, enfrentem certas dificuldades, reduzindo ainda mais a navegação nos principais rios do país.

 

 

 

Conheça algumas das principais hidrovias do país.

Hidrovia Araguaia-Tocantins

A Bacia do Tocantins, onde está localizada a  Hidrovia Araguaia-Tocantins, é a maior bacia localizada inteiramente em território brasileiro.

 

Durante o período de  cheias, o principal rio da hidrovia,  o rio Tocantins, atinge uma extensão de 1.900 km de águas navegáveis,  localizado entre as cidades de Belém, no Pará, e Peixes, em Goiás.

 

Já o Rio Araguaia,  no seu período de cheias,  atinge uma extensão de 1.100 km de águas navegáveis, essa parte da hidrovia cruza o Estado de Tocantins de norte a sul.

 

A  Hidrovia Araguaia-Tocantins foi criada com o objetivo de criar um corredor de transporte intermodal na região Norte do país.

Hidrovia São Francisco

Se na Hidrovia Araguaia-Tocantins temos a maior bacia hidrográfica localizada inteiramente em território brasileiro, na Hidrovia São Francisco temos  o maior rio situado inteiramente em território brasileiro, o Rio São Francisco, ou “Velho Chico” como é carinhosamente chamado.

 

O  principal trecho navegável da hidrovia está localizado entre as cidades de Pirapora, em Minas Gerais, e Juazeiro, na Bahia, com uma extensão de trecho de 1.300 km de águas navegáveis.

 

Para melhorar ainda mais a navegação na  Hidrovia São Francisco, existem  projetos em execução que visam melhorar a navegabilidade do rio a fim de possibilitar a navegação noturna.

 

Hidrovia da Madeira

 

Assim como a  Hidrovia São Francisco, a hidrovia da Madeira passa por melhorias para possibilitar a navegação noturna.

 

Um dos principais afluentes do Amazonas, é o rio Madeira

Hidrovia Tietê-Paraná

 

Já a Hidrovia Tietê-Paraná, possui 1.250 km navegáveis, sendo 450 km localizados no rio Tietê e 800 km localizados no rio Paraná.

 

Hidrovia Taguari-Guaíba

Por fim, a Hidrovia Taguari-Guaíba, é a principal hidrovia do país levando em conta o volume de cargas transportadas e possui 686 km de extensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.